Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025: Projeto de Vida - uma construção permanente
- 07/08/2025
- 0 Comentário(s)
A Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2017, instituiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, que é comemorada anualmente entre os dias 21 a 28 de agosto. Segundo o texto, as comemorações da Semana visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas, promovendo assim a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação, afim de garantir a inclusão social, educacional, saúde e no mercado de trabalho.
A Organização das Nações Unidades (ONU) alerta que 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento. No total, 150 milhões de crianças e adolescentes são diagnosticados com algum tipo de deficiência, segundo o Unicef.
Neste ano, a campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), juntamente com o Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores (Monpad) escolheram o tema: “Projeto de Vida, uma construção permanente”.

O projeto de vida se trata de uma construção pessoal que reflete os desejos e ambições do sujeito, seguindo estratégias e ações que moldam este sonho na realidade, partindo de um compromisso com ele mesmo. Com esse projeto, o indivíduo cria um senso de propósito para que viva com significado mesmo nas ações e escolha pequenas do dia-a-dia, dando-lhe uma direção, pois as incertezas podem levar a ansiedade ou estresse, assim um projeto bem definido e estruturado, garante uma boa saúde mental.
A Associação Pestalozzi de Santa Teresa-ES, atende atualmente 164 pessoas com deficiências mensalmente, com serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação. Além disso, sempre atua de maneira diferenciada nessa na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, ressaltando sua devida importância e necessidade.
Promover na instituição e nos espaços onde serão desenvolvidas as ações um ambiente de respeito para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência, visto que a Associação Pestalozzi é um espaço de realidades diversas, não diferente da realidade social fora de suas divisas.
Este de 2025 muitas das ações envolvem diretamente os atendidos da instituição, garantindo que eles tenham o real protagonismo da Semana.
Nos acompanhe nas redes sociais para mais informações e acompanhar cada evento programado.
Texto de Lucas Martins.





