Autodefensoria
- 11/08/2021
- 0 Comentário(s)
Instituído em 2016, o MONPAD (Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores), é mais um dos órgãos que compõem a diretoria da Federação Nacional. Possui o conceito de instruir a prática em assumir a responsabilidade de gerir a própria vida e, portanto, apostar em si mesmo e nas suas potencialidades.
Os termos, autogestão e autodefensoria referem-se ao processo de autonomia e participação de pessoas com deficiência, engajando-se pessoalmente na luta pela defesa de seus direitos, tomando suas próprias decisões a respeito de suas vidas, reivindicando voz e espaço para expressar suas ideias, desejos, expectativas e necessidade sendo assim, ao mesmo tempo, uma filosofia, um movimento político e um programa de suporte psicoeducacional É um exercício natural para o desenvolvimento de suas habilidades; impulsionando os Autodefensores ao aprendizado constante, a liberdade e a expressão genuína da essência humana, sendo sinônimo de autodeterminação, independência e autonomia.

Na nossa Instituição realizamos encontros mensais para uma roda de conversa sobre os temas pertinentes do movimento. Contamos sempre com a presença dos usuários do Centro de Vivência "Idê Vaccari Garaypi" e de alguns alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado " Manoel Valentim". Nossa conversas são mediadas pelo grupo de oficineiros que, a cada encontro traz para o debate questões do dia a dia da Pessoa com Deficiência.

No mês de Agosto em comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o encontro terá como tema a Cidadania. Serão tratados conceitos práticos da vivência da Pessoa com Deficiência como um cidadão imerso e participante da sociedade e da comunidade onde vive.
Por: Lucas Martins e Marisa Lucindo





