Autodefensores Nacionais no I Fórum Regional
- 25/04/2024
- 0 Comentário(s)
No segundo dia do I Fórum Regional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano, que acontece no SESC de Guarapari, Espírito Santo, foi dado a palavra para os Autodefensores Nacionais, falando sobre O Protagonismo da Pessoa com Deficiência, em que contaram as suas história de vida e das dificuldades que passaram até chegar à autonomia que têm.
Flávia Tissiano, titular da Região Sudestes, Jonas Pontes, suplente da Região Sudeste e membro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade); Charles Galdino, titular da Região Norte e Ismael Utino, titular da Região Centro-oeste e membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); falaram sobre a jornada que passaram para chegarem como Autodefensores Nacionais e membros de Conselhos Nacionais. Deram a oportunidade para que os participantes tirassem dúvidas e fizessem questionamento sobre a rotina de trabalho deles.

Flávia, Jonas, Charles e Ismael (da esquerda para direita)
Jonas e Ismael, faram mais sobre como é a rotina de estar em um Conselho Nacional e instigaram os demais Autodefensores a participar em seus municípios, de Conselhos e ter voz mais ativa dentro das suas Instituições, junto as coordenações e federações regionais, para que busquem melhorias, não apenas dentro do Movimento Pestalozziano, mas na sociedade também.
Edna Aparecida Alegro, 2ª vice-presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (FENAPESTALOZZI), que também faz parte do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), contribuiu para as explicações ao público, de como funciona um Conselho Nacional e ressalta a importância da presença de uma Pessoa com Deficiência dentre do órgão. Que, junto ao Ismael, contribuem para que a causa da Pessoa com Deficiência não seja esquecida ou negligenciada.
O Evento segue até o dia 26 com palestras e momentos de debates com os Autodefensores e as famílias presentes, para discussão de temas pertinentes ao Movimento Pestalozziano.
Para mais informações e acompanhar diretamente ao Fórum, acessem as redes sociais da FENAPESTALOZZI, da Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Espírito Santo (FEPESTALOZZI-ES) e da Associações Pestalozzi de Santa Teresa.





