Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024: Dia Estadual do Movimento Pestalozziano no Espírito Santo

  • 29/08/2024
  • 2 Comentário(s)

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024: Dia Estadual do Movimento Pestalozziano no Espírito Santo

Dia 31 de Agosto se comemora o Dia Estadual do Movimento Pestalozziano no Espirito Santo, pela Lei Orgânica 11.034 de 2019, que faz parte de conjunto de leis que definem datas comemorativa pertinentes ao interesse público no âmbito estadual: a Lei 11.212/2020.

Art.3 As comemorações das semanas e dos dias/correlatos previstos nesta Lei terão como objetivo a ampla divulgação dos assuntos de interesse público neles contidos, por meio de palestras, seminários, cursos, livros, cartilhas, panfletos, reuniões públicas, dentre outros.

Em meio a isso, nossa redação entrou em contato com o atual presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Espirito Santo, Sr. Luiz Carlos Cuerci Fedeszen:

Repórter (R) - Como surgiu a motivação para a criação desta data?

Presidente (P) - A motivação para a criação desta data, surgiu por inciativa do então presidente da Federação, Sr Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, no ano de 2019.

R - O que esta data tem de importante para a sociedade?

L - O dia 31 de agosto, foi escolhido, por ser o mês em que no movimento pestalozziano do Brasil, comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Assim, este dia vem como um encerramento desta semana. O dia do Movimento Pestalozziano do ES, é o momento que todas as afiliadas destacam a importância da missão de serem parceiras das pessoas com deficiência e suas famílias, fazendo com que a sociedade espírito-santense conheça o relevante papel das Associações Pestalozzi.

R - Poderia descrever como é o movimento Pestalozziano no estado e como é quando se comparada aos outros estados?

L - O Espirito Santo tem atualmente 35 Associações, localizadas em todas as regiões do estado, atendendo diretamente aproximadamente 5 mil pessoas; e indiretamente, mais de 10 mil pessoas nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação. Tudo de forma gratuita.

Nos Centros de Convivência, são acolhidas pessoas com deficiência de todas as idades, que diariamente participam de diversas atividades, incluindo dança, música, artesanato, atividades esportivas, atividades de vida diária, atividades de vida prática, dentre outras.
Na área da educação, oferece Atendimento Educacional Especializado, os alunos das escolas regulares, promovendo o acesso ao currículo da rede regular de ensino.

Na área de saúde, oferece atendimento de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicólogo, Equoterapia, Clínica Geral, Neurologia, Estimulação Precoce, dentre outros. Assim, atendendo as pessoas com deficiência promovendo melhorias significativas na sua qualidade de vida.

As instituições Pestalozzi promovem o combate ao capacitismo e atuam diariamente na defesa e garantia de direitos deste seguimento social.

Com relação aos demais estados, o ES é o estado que tem mais instituições Pestalozzi.

R - Como o E.S se destaca no senário nacional do movimento Pestalozziano?

L - O ES se destaca por ter o maior número de afiliadas Pestalozzi e também por desenvolver um trabalho ímpar em favor da pessoa com deficiência e suas famílias.

R – Sr. Presidente, deixe uma mensagem para a comunidade e famílias dos assistidos sobre o dia estadual.

L – Prezados, as pessoas com deficiência não são coitadinhos, não são super heróis e nem são anjos. São cidadãos que tem todos os direitos inerentes aos seres humanos.

Assim, todas as políticas púbicas, precisam garantir que os direitos das pessoas com deficiência estão sendo respeitados.

O dia 31 de agosto, Dia do Movimento Pestalozziano, quer trazer para nós, a importância do trabalho das Associações Pestalozzi, no sentido de combater o capacitismo, acolher a pessoa com deficiência, oferecer programas e serviços que melhorem a sua qualidade de vida e atuar diariamente na defesa e garantia de direito deste seguimento social.

Parabéns a todas as Pestalozzi do ES, pelo brilhante e importante trabalho que realizam.
Parabéns aos presidentes e demais membros da diretoria das nossas afiliadas.
Parabéns aos funcionários e parceiros.

E por fim, parabéns àqueles que são o motivo da nossa missão: os atendidos das Pestalozzi. Viva o movimento Pestalozziano do ES.

Luiz Carlos Cuerci Fedeszen - Presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Espírito Santo


#Compartilhe

2 Comentários


Deixe seu comentário








Dilza Marvila de Oliveira

02/09/2024

Parabéns a todos envolvidos nessa causa, Sozinhos somos fracos,juntos somos fortes na causa que abraçamos. DEUS ABENÇOE TODOS

Dilza Marvila de Oliveira

02/09/2024

Parabéns ,sempre na luta por Políticas Públicas que atenda nossos Usuários e famílias de pessoas com Deficiência

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes