Projeto de Web Rádio é destaque na IV Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social
- 09/12/2024
- 1 Comentário(s)
O projeto “Web Rádio: Protagonismo para Inclusão”, desenvolvido pela Pestalozzi de Santa Tereza, foi um dos 23 trabalhos apresentados na categoria “Serviços”. A iniciativa se destacou por demonstrar como as pessoas com deficiência podem participar ativamente na comunicação e no entretenimento, promovendo a inclusão social através da tecnologia.
O professor Lucas Martins, um dos responsáveis pelo projeto e que esteve no evento em Vitória, contou que projeto Web Rádio: Protagonismo para Inclusão foi criado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como uma alternativa para manter a interação entre os alunos e usuários da Pestalozzi, mesmo em tempos de isolamento social.
“A proposta evoluiu e se tornou um espaço para que os próprios alunos assumissem o protagonismo na produção de conteúdo e na comunicação. O projeto destaca a ação direta dos alunos e usuários na programação com: músicas, notícias, vinhetas e realizando as perguntas, fortalecendo o protagonismo e inserção da pessoa com deficiência, em ações que promovem eles mesmos”, destacou o professor.
Ao longo desses anos, a Web Rádio já realizou cerca de sete entrevistas anuais, envolvendo mais de 23 personalidades e cobrindo eventos em níveis local, estadual e nacional.
A apresentação do projeto foi realizada pelos usuários do Centro de Vivência “Idê Vacari Garayp” (CEVI), Roberta Cristina e Eduardo Motta – ambos autodefensores -, testificando o objetivo do projeto e mostrando como a comunicação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas.

A IV Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Espírito Santo contou com a apresentação de 35 trabalhos, divididos em três categorias: Serviços, Benefícios Assistenciais e Programas, e Gestão. O objetivo do evento foi valorizar e divulgar ações exitosas no âmbito da assistência social, além de promover a troca de experiências entre profissionais, gestores e atores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Para Cyntia Grillo, secretária da Setades, o evento é importante para valorizar e divulgar práticas exitosas no âmbito da política de assistência social realizadas pelos municípios e organizações da sociedade civil do Espírito Santo.
“Além disso, o objetivo do Governo do Estado é sempre promover a troca de experiências entre profissionais, gestores e demais atores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo assim o trabalho em rede, incentivando a articulação entre diferentes serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais”, afirmou.
Conheça mais sobre o projeto "Web Rádio"






Lucas
09/12/2024
Muito bom saber que a rádio tem se mostrado importante!